A bipolaridade é um transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do mesmo, indo de uma hiperatividade física e mental, a uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias.
Bipolaridade não é considerada loucura, mas mesmo assim, nas fases mais agudas da doença, o doente não apresenta plenos poderes de suas faculdades mentais.
Causas:
Mesmo podendo surgir por fatores genéticos, o estresse é visto como o principal desencadeante, podendo ocorrer em qualquer faixa etária, mas a média é por volta dos trinta anos.
Muitas pessoas possuem o transtorno, mas esperam muito tempo até procurar tratamento com um profissional competente e especializado.
Há muitos progressos no estudo de novos tratamentos, como as significativas medicações introduzidas na medicina nos últimos tempos.
Aspectos Sociais / Ambientais:
As crises começam bem espaçadas, e quase não se percebe a diferença dos sintomas devido aos traços da própria personalidade do indivíduo.
Com o uso de medicamentos adequados e de um apoio psicológico regular, de acordo com a necessidade de cada caso, é perfeitamente possível seguir com a vida naturalmente.